top of page

Exu Capa Preta

  • Foto do escritor: encruzilhadadoaxe
    encruzilhadadoaxe
  • 21 de abr. de 2022
  • 1 min de leitura



Na cosmologia nagô o preto é a cor que conecta diretamente à terra, ao barro, às raízes, ao subterrâneo, ao ferro, aos okutas (pedras fundamentais dos orixás) ao carvão vegetal e mineral, às favas (sementes), do passado, da morte e ancestralidade (junto ao branco), dentre muitos outros axés. Nessa cosmovisão, as cores verdes e azuis, são variações do preto.

Nesse sentido, percebemos que o preto contém a sustentação do mundo concreto e sua história e memórias, constantemente atualizadas em cada ação. Um okuta, que conecta a força plena da divindade, contém a história do planeta em escalas geológicas. O preto, por ser a terra, o chão, também é associado às pernas do corpo humano e aos caminhos.

Todos os elementos supracitados, com uma exceção ou outra (a depender da particularidade), junto a outros, fazem parte do assentamento de um Exu/Pomba-gira em nossa tradição!

Vale ressaltar, que o entendimento sobre a cor preta, apesar de ser influenciado pela matriz nago, não é estanque à mesma. Assim, também é a cor dos pontos noturnos de existência, do inconsciente, do oculto e misterioso. É a cor predominante do universo!

Maior parte do cosmos é composto por matéria e energia escura! Os humanos têm repulsa do que habita o desconhecido.

Para ter consciência sobre o que esconde a capa preta, é necessário morrer para tudo o que foi ensinado sobre certo e errado desde o nascimento!

Laroye Exu Capa Preta! Mojuba! Sarava a luz oculta! Salve os reinos ctonicos! Salve a noite e a lua!


Mestre Jean do Exu Capa Preta




Comments


Post: Blog2_Post

(46) 991370667

©2022 por Encruzilhada do Axé: Terreiro de Espiritismo Afro-brasileiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page