top of page

Sobre a Gira e a Pomba-Gira

  • Foto do escritor: encruzilhadadoaxe
    encruzilhadadoaxe
  • 21 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura


A palavra "Njira" é oriunda do quimbundo (língua angolana de matriz bantu) e significa "Caminho".

Nos candomblés de raiz bantu existe o Nkisse (divindade, análogo aos Orixás nagôs - apesar de terem singularidades diferenciantes) nominado PambuNijila, que é o Senhor dos Caminhos, correspondente ao Exu nagô. A provável origem da palavra Pomba-gira está na corruptela do nome desse Nkisse. E apesar de não ser Nkisse, e sim uma alma humana divinizada, se mantém de certa forma associada aos seus atributos, mas na personificação feminina radical.

Pois bem, a palavra Njira sofreu corruptelas, e em contextos de cabula, macumba, umbanda, quimbanda e outros, a palavra engira (atualmente "Gira") passou a designar a própria reunião ritualística para louvar forças da natureza e espíritos ancestrais, cujo maior objetivo é manter os caminhos da vida abertos, livres de obstrução. Vale ressaltar que em contextos mágico-religiosos uma palavra-chave tem um potencial polissêmico (pode se associar com múltiplos significados), e a palavra "Gira" também faz alusão ao movimento giratório, tanto do corpo quando entra em transe no ritual, quanto de todo o cosmos, que não deixa de se referir ao caminho. A gira de um espírito é seu movimento cósmico, pedimos para as entidades "correrem gira" para se movimentarem entre as dimensões e trazer a realização almejada em nosso caminho. Ainda muita coisa pode ser explanada sobre a poderosa palavra "Gira".

Sobre a "Pomba" da Pomba-Gira, seguindo o raciocínio polissêmico, além de ser a corruptela de PambuNjila, em alguns lugares do Brasil se refere à genitália (ora feminina, ora masculina) que reforça o caráter erótico desta entidade - ela é o próprio caminho do erotismo. Também pode se referir ao próprio animal, a pomba, que noutros tempos era utilizado para comunicação em grandes distâncias (atributo intrisceco do Senhor dos Caminhos). Também existem pontos cantados que conectam essa entidade com algumas aves. Já li que a associação com a ave pomba pode ser que são animais aparentemente dóceis e indefesos, mas com potencial de disseminar doenças e pragas. Penso que faz sentido considerando a natureza dúbia da Pomba-Gira, mas essa reflexão última pode abrir os terríveis mistérios negativos deste poderoso ser, e não me convém evocá-los em público neste momento.

Laroyê!


Mestre Jean

Pesquisa, consultas & trabalhos

Whatsapp: (46)991370667


Comentarios


Post: Blog2_Post

(46) 991370667

©2022 por Encruzilhada do Axé: Terreiro de Espiritismo Afro-brasileiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page